18 de junho de 2008

meditação

sábado na igreja a gente teve, antes da palavra, uma dinâmicazinha pra gente se reunir em pequenos grupos e falar sobre quem era jesus. eu não sabia o que falar, eu não conseguia por em palavras quem era jesus, provavelmente, naquela hora, eu nem sabia quem era jesus. eu lembro que veio bastante coisa na minha cabeça, mas nada que eu conseguia entender. aquela pergunta era complexa demais pra se ser respondida em 5 minutos, mas passou. segunda feira de manhã, quando eu estava lendo o devocionário do cs lewis, o texto do dia falava sobre quem era jesus, e foi aí que caiu a ficha. jesus era homem! era o filho de Deus, o salvador, a luz dos homem, o sal da vida, etc, mas ele era HOMEM! ele era "o Verbo que se fez carne, que habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai" (jo 1,14). a diferença entre jesus e o resto dos homens é que ele não vinha de uma natureza caída, e por isso ele tinha um relacionamento puro e verdadeiro com deus. não existia pecado nele! me desculpem a metáfora, mas jesus não era um superhomem, ele era mais um batman (aos que não sabem, o batman não tem superpoderes, só um monte de bugigangas). não tinha superpoderes, tinha fé, e só realizava os sinais que realizava porque era integralmente dependente de Deus e não tinha nenhuma dúvida do que estava fazendo, a tentação no deserto é exemplo disso (mt 4,1-11; lc 4, 1-13), jesus não titubeou... compreendendo a humanidade de jesus, entende - se muito melhor a colocação de paulo ao dizer: Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo (1 cr 11,1). que deus nos abençoe!