9 de julho de 2008

a indústria fonográfica

se tem um ramo da indústria que realmente vacila com a evolução da internet é a indústria fonográfica e que apesar de conseguir convencer o consumidor de que fazer download grátis atrapalha a música (mentira!) ela continua lutando com todas as forças contra um movimento que já está consolidado. a música não vai mais ser comprada como era, e o consumidor vai lutar ao máximo para pagar o mínimo ou nada. olhando a vitrine de uma livraria eu vi exposto o cd sgt peppers lonely banda dos beatles. naquela loja o cd custava r$ 38,00. eu fiquei abismado porque eu paguei r$ 40,00 no sgt peppers e no abbey road em vinil. o vinil além de estar em boa qualidade, era da data original (67 e 69) e não um relançamento. a partir disso eu fiz uma estratégia básica para vender mais cds. o preço de custo de um cd sai em média uns r$ 2,00. como o gasto com a produção de um disco clássico (como o dos beatles) já está paga, recuperada e muito bem lucrada, o preço do cd é menor ainda. mesmo assim, se você vender para as lojas por r$ 5,00, as lojas devem vender por de r$ 7,00 a r$ 9,00. com o cd mais barato, mais pessoas compram, as gravadoras ficam mais simpáticas ao consumidor, e a indústria fonográfica pode se adaptar a um novo jeito de mercado com mais sossego. mas quem disse que capitalismo funciona assim? só o marx...