9 de abril de 2009

design digital e tipografia - uma pincelada básica

como tem pouco coisa sobre isso em português resolvi escrever o que li por aí e coisas que supus por experiência própria. coloco design digital como aquele que faz uso dos suportes digitais - a internet, celulares, e-books, ipods, palms, enfim, esse tipo de tranqueira. comecemos com o suporte digital ler e-books é diferente que ler em sites (a não ser que o e-book seja em html), mas o comportamento do leitor é o mesmo e as possibilidades de manipulação do usuário também o é. ellen lupton, no seu livro pensar com tipos, comenta que o leitor fica mais agitado quando lê no computador, ele é mais impaciente do que quando está com um livro na mão. essa impaciência dos usuários é que causou a má fama da leitura em tela ou em um suporte digital, mas estudos feitos no final da década de 80 comprovam que um texto preto nítido em um fundo branco tem a mesma eficiência de leitura do que o impresso no papel. outra considerável diferença é que a maioria dos livros tem um projeto gráfico estudado e específico para o papel, enquanto a maioria dos sites e e-books tem textos mal posicionados ou jogados de qualquer jeito no espaço branco, preto, rosa e assim vai. algumas vezes nem o contraste é levado em conta. no artigo a guide to web typography do ilovetypography diz que texto foi feito para ser lido, e o contraste é quesito básico para a leitura de um texto ser boa ou ruim. inclusive contraste é o princípio da tipografia, espaços cheios e vazios, positivos e negativos... uns pequenos parametros nós estamos mais acostumados a ler o texto preto em um fundo claro, o texto positivo. logo o texto negativo exige mais de nós, não é uma questão dele ser bom ou ruim, mas é um fato cultural e de costume. isso não significa que não pode ser utilizado, mas é bom saber dessa propriedade. a mesma coisa acontece com o texto justificado e o texto alinhado a direita. a maioria das pessoas preferem o texto justificado por que é o mais usado. o texto alinhado a direita faz formas irregulares e despradonizadas, mas ele ajuda em uma leitura rápida, pois as linhas terminam sempre em um lugar diferente, e logo o leitor não se perde no meio da leitura. o texto justificado exige atenção e concentração, por isso ele cabe melhor em textos que exigem atenção e concentração (isso funciona tanto na web quanto no impresso). o tamanho da fonte deve ser grande. não o maior possível, mas grande o bastante para ser lido. o desenho da letra se comporta nos browsers, o safari tem melhor visualização que o firefox que tem melhor visualização que o internet explorer. nos pdfs também a visualização também é diferente. (veja um exemplo no safari e no firefox ) eu acredito que a as telas que projetam luz exigem um espaço entre linhas maior do que num texto impresso. deixar um espaço entre parágrafos ajuda o leitor a se localizar e acompanhar com maior facilidade o texto (no impresso o espaço entre parágrafos atrapalha na diagramação e na simetria entre as páginas, e como os textos em sites são corridos isso pode ajudar e muito na leitura). finalizando essas são apenas parâmetros que podem e devem ser quebradas, mas nunca devem ser esquecidas. é bom saber o que funciona e o que não funciona num texto pra saber quando ajudar e quando atrapalhar o leitor. espero que com o tempo existam mais coisas sobre design digital em português e que exista mais design no meio digital. os textos utilizados nos exemplos foram escritos por padre antônio vieira e são trechos do sermão da sexagésima.