22 de setembro de 2009

depois de quase um mês

muita coisa aconteceu nesse tempo, eu casei, fui pra minha lua de mel, tirei férias, comecei a reforma desse blog (ainda não está completo, mas está quase lá). a tipografia brasileira também não parou. eu fiquei impressionado, tanto que esse post vai ser comprido...

tipos do brasil

um site de tipografia em português com uma galera fera assinando.

Eduílson Coan, Fabio Haag, Frederico Antunes, Gustavo Lassala, Gustavo Soares, Hugo Cristo, Marconi Lima, Pedro Moura, Rafael Neder, Ricardo Esteves, Tony de Marco, Yomar Augusto são os nomes por trás desse novo projeto para divulgando e ensinando tipografia em bom português.

Após alguns meses de preparação apresentamos o Tipos do Brasil. Um site criado com o objetivo de divulgar a produção de fontes digitais nacionais além de ser um canal de informação em português sobre tipografia. Ao aproximar profissionais o site poderá tornar-se território comum para a convergência de interesses dos designers de tipos e ser um canal de comunicação entre designers, diretores de arte, agências e distribuidores.

texto assinado por rafael neder divulgando o site na lista de tipografia.

tupigrafia para todos

através de uma pessoa caridosa as faculdades que entrarem em contato com o toni de marco ganharam todas as edições da tupigrafia, algumas já, outras quando forem reeditadas.

brasileiros na gringa

a discord e a eklipse do rafael neder estão a venda na t26, não só no myfonts.

a utilização da maryam e da jana thork vem sendo comentada em vários blogs, inclusive no ilovetypography, que já foi uma das minhas principais fontes.

silent e broxa subindo cada vez mais no hot new fonts do myfonts.

atualização:a broxa broxou mesmo, deve ter dado azar pra quem comprou, mas ela estava no hot new fonts, e deve voltar logo, o lassala merece!

crimes tipográficos

o coletivo/ foundry foi convidado para expor seus trabalhos na mostra conexão>conexions no sesc pompéia. a mostra começou ontem (24.10) e é uma das iniciativas pra comemorar o ano da frança no brasil.

A exposição visa explorar o diálogo entre as produções gráficas contemporâneas brasileira e francesa, e sua aplicação social, por meio de exposição de cartazes, peças gráficas e instalações multimídia, curadas conjuntamente por Christele Kirschtetter, diretora até 2008 do Pôle Graphique de Chaumont [França] e pelo designer brasileiro Rico Lins.

tem umas fotos a exposição aqui.

tipos latinos

a mello sans, o projeto de conclusão de curso do fernando mello vai ser utilizada como fonte oficial na tipos latinos 2010.

falando em tipos latinos, as inscrições já estão abertas no site (só podiam ter caprichado um pouco mais no site, né?).

.

novidades da just in type

e a just in type anuncia novidades. a concreta, fonte desenhada por toni de marco & niko fernandes.

o texto da imagem dispensa explicações. a just in type deveria, também, dispensar explicações, mas se quiser saber mais, o google te ajuda.

novidades da type folio

via twitter marconi lima anuncia: Trabalhando intensamente pra fechar o character set da versão thin italic da Petala Type Family.

DaMa rodando o brasil

fábio haag e seu chefe, bruno maag, vão rodar o brasil em novembro dando palestras.

já estão confirmadas porto alegre (16.11), curitiba (18.11), rio de janeiro (19.11) e são paulo (23 a 27.11). deve rolar um type & beer nas cidades antes ou depois do evento, então fique ligado!

pra finalizar, tipocracia

tem grana e o sábado livre em são paulo, vai estudar tipografia!