18 de outubro de 2009

aquela velha discussão

numa daquelas discussões entre qual é certo, logomarca (verbete que está no aurélio e no michaelis), logotipo, mario amaya trouxe a seguinte resolução.

O dicionarista é um tipógrafo ou designer? Não, ele coloca no léxico aquilo que ouviu falar de alguém que espera estar corretamente informado sobre sua especialidade. Mas esse alguém pode estar equivocado. É assim que entram nos dicionários muitos erros conceituais, que o público assimila sem contestar por ter sido acostumado desde cedo a confiar no dicionário como uma autoridade absoluta e inquestionável. Acordem: não existe autoridade absoluta e inquestionável em nenhum ramo da ciência humana. Logotipo refere-se originalmente ao lettering ou wordmark, o arranjo de letras padronizado, característico e único da marca. O símbolo, ideograma, emblema, sinal ou ícone pode ser agregado ao lettering ou funcionar sozinho, assim como o wordmark. Logotipo já inclui o suposto sentido adicional de logomarca. Logomarca, aliás, é jargão de marketing e não de design. Marca ou brand vai além do símbolo e do wordmark e inclui as associações implícitas e subjetivas, como filosofia cultural e percepções pessoais associadas ao produto ou empresa. Por isso, marca não pode ser usada no mesmo sentido de logotipo e branding é uma atividade mais complexa que design gráfico.

eu acredito que logotipo é o certo, mas não entro na discussão a não ser que seja necessário. para os clientes não faz muita diferença, mas na literatura e no estudo/ ciência do design faz bastante diferença. os nomes/ nomenclaturas são muito importantes, nomes diferentes tem significados diferentes, mesmo que para a grande maioria não faça muita diferença (tudo é semiótica!).

e como já disse antes, o design é feito dos pequenos detalhes, são eles que fazem a diferença a longo prazo.

Posted via email from impreciso's posterous