9 de outubro de 2009

woff firefox

o firefox 3.6 vai suportar o woff.

o que é woff?

woff [web open font format (formato aberto de fonte para web)] é um novo fomato de fonte para web desenvolvido pela mozilla em conjunto com a type supply, letterror, e outras organizações. usa a mesma versão comprimida da estrutura sfnt baseado em tabelas usado pelo truetype, opentype, e pelo open font format (formato aberto). porém ela adiciona uma metadata e uma estrutura de uso privado, incluindo campos prédefinidos permitindo as fundidoras e vendedoras de fontes providenciar a informação de licensa se desejado. existem três principais benefícios ao usar o woff:
  1. o arquivo da fonte é comprimido, então sites que estiverem usando o woff vão precisar de menos banda e vão carregar mais rápido que se usassem uma fonte opentype ou truetype sem compressão.
  2. muitos vendedores que não estão dispostos a vender um fonte truetype ou opentype para o uso na web vão licensiar o fontes no formato woff. isso aumenta a disponibilidade de fontes para web designers.
  3. vendedores e defensores do software livre gostam do woff, então ele tem a possibilidade de ser um verdadeiro formato universal, interoperável para web, diferente dos outros formatos de fontes.
texto traduzido do mozilla developer center.