5 de maio de 2010

Opentype, o que é e como usar

As fontes opentype tem recursos que passam despercebidas por muita gente. Os softwares que utilizam esses recursos não ajudam muito, pois as interfaces dos recursos opentype normalmente estão escondidas. Por isso resolvi fazer um tutorial explicando quais são os recursos e onde estão e como ativar esses recursos nos softwares da Adobe.

Utilizei os nomes em inglês de cada recurso porque os softwares que acessam esses recursos são nessa língua.

Standard Ligatures

São as ligaturas padrão. fi fj e ff são letras, que dependendo do desenho da fonte, se esbarram e criam interferências na fluidez do texto. Normalmente elas já estão ativadas, mas se você mexer no espaçamento ou no kerning da fonte, você deve desligar esse recurso.

Discretionary Ligatures

São ligaturas estilísticas. A maioria delas foram muito usadas pelos tipógrafos antigos, mas com o passar do tempo foram deixadas de lado. Hoje em dia são mais usadas em títulos e logotipos, porém, dependendo do texto, essas ligaturas podem dar uma personalidade ao texto.

Stylistic alternates

São alternativas de estilo, pequenos apetrechos que servem de enfeite para o texto ou palavra.

Dificilmente é usada em textos longos. Se for colocado num texto é melhor usar em fim de parágrafos ou em capítulares.

Seu uso deve ser feito com muito cuidado, pois esses recursos podem interferir na legibilidade.

Algarismos

Para algarismos existem quatro recursos: Proportional Lining, Tabular Lining (em cima), Proportional Oldstyle, Tabular Oldstyle (em baixo).

Lining Figures são os algarismos alinhados, enquanto Oldstyle Figures são os algarismos de texto. Algarismos de texto tem ascendentes e descendentes e seguem a altura da altura-x da fonte. No texto, os algarismo de texto chamam menos atenção do que os alinhados, pois seguem a mesma ritmíca das minúsculas.

A diferença entre Proportional e Tabular é que os números Tabular tem o mesmo espaçamento. São recomendados para tabelas, listas, sumários e índices.

Swash

Swashes são adornos que fazem o mesmo som do nome que lhe é dado.

O traço da letra é continuado, remetendo a caligrafia e a pena.

Small Caps

Small Caps, em português—versaletes, são capitulares adaptadas para a altura x da fonte. elas não são só diminuídas, seu traço e consistência é mantido, para que a cor da fonte continue, mesmo quando diminuídas.

servem para títulos, e, assim como os algarismo de texto, não gritar quando existirem siglas ou nomes em maiúsculas no texto.

Numerador/ Denominador

Números, e as vezes algumas letras, desenhadas para este fim específico, mantendo o traço e a proporção mesmo quando diminuídos.

Frações

Números desenhados para manter o traço e proporção mesmo em frações. O desenho é feito para que as frações tenham o mesmo ritmo que o resto do texto.

Como ativar os recursos opentype

indesign/ photoshop

Nesses dois programas, os recursos opentype estão meio escondidos.

No canto da paleta Character (Window Type Character — atalho Cmd+T–mac, Ctrl+T–windows) existe um botãozinho que abre uma aba com diferentes opções, uma destas dá acesso a outra aba chamada Opentype. Ali estão todos os recursos.

Os que estão entre colchetes — “[ ]” — não estão disponíveis nessa fonte.

indesign — automatizando no estilo de parágrafo

No indesign você pode automatizar o processo pelos estilos de parágrafo.

Quando você cria um estilo de parágrafo existe um aba chamada OpenType Features, ali você pode escolher quais recursos quer ativar.

Existe também a possibilidade de usar Stylistic Sets, que são sets pré-programados para usar determinados recursos, gerar randomização, etc. para utilizar os Stylistic Sets é necessário consultar o manual da fonte, lá diz o que cada Stylistic Set tem.

illustrator

Aqui é muito simples. Basta ir na paleta Opentype (Window TypeOpentype — atalho: Alt+Shifl+Cmd+Tmac, Alt+Ahifl+Ctrl+T–windows).

Basta selecionar o texto, ou parte dele, e clicar no recurso desejado na paleta Opentype.

Figure corresponde aos algarismos: Proportional Lining, Tabular Lining, Proportional Oldstyle, Tabular Oldstyle.

Position corresponde a posição dos números: Superscript/ Superior, Subscript/ Inferior, Numerator, Denominator (sobrescrito/ superior, subscrito/ inferior, numerador, denominador—respectivamente).