13 de agosto de 2010

minha leitura da relevância dos Tipos Latinos

Uma coisa que sempre me incomoda é uma falta de união entre o Brasil e os países latino-americanos. aquela ideia do Che Guevara, sempre me pareceu que não incluía o Brasil, e, não sei se por consequência disso, ou pelo ódio aos argentinos, ou pela língua diferente, nós nunca fomos muito amigos da América Latina.

O Tipos Latinos1, exposição que vai até em São Paulo e Recife (em conjunto com outros países), reúne trabalhos de type design de 14 países da América Latina, que tirando as reuniões diplomáticas ou com fins políticos, é o único evento que reúne latino-americanos num mesmo local em harmonia. não há interesses além de mostrar a produção tipográfica desses países.

E quem ganha com isso? todos nós. eventos como esse dão um gás a produção de type nesses países, mostra à comunidade do design gráfico e digital que nós não estamos muito atrás de países com tradição tipográfica, e que — em termos de qualidade — temos trabalhos tão bons quanto os países de primeiro mundo.

E além do type design, conversamos com nossos vizinhos, dividimos problemas que temos em comum e caminhos em conjunto para um futuro com belas famílias tipográficas.

1 Tipos Latinos

o vídeo foi feito por tipocracia nessa quarta feira (11 de agosto) no Tipos Latinos.