28 de julho de 2011

Glossário: Espaçamento

Espaçamento é o espaço desuniforme entre letras. Tem a função de enganar o olho para manter a uniformidade de espaço e manter o ritmo da leitura.

Como um alfabeto é feito de diferentes e formas, as letras se relacionam entre si de forma diferente. Por exemplo letras redondas como e ocupam mais espaço do que letras retas como o l. Letras como d, q, p, b, D, que tem forma redonda de um lado e reto de outra precisam de um diferente espaço na frente ou atrás da letra para que o ritmo não seja quebrado.

Uma pequena curiosidade

Uma das coisas que define se uma fonte serve para títulos ou textos é o espaçamento. Fontes para título possuem o espaçamento mais apertado, pois como seu uso é em tamanho maior, o espaço entre as letras deve ser menor, para que as letras não pareçam isoladas, mas formem uma palavra (Gestalt básico, isso, né não?).

Trecking

Em softawares como o InDesign ou Illustrator, trecking é o ajuste uniforme do espaço entre as letras. Enquanto o kerning1 se preocupa com o espaço individual das letras, o espacejamento aumenta ou diminui uniformemente o espaço entre as letras dentro de uma palavra.

Nos softwares essa regulagem normalmente se chama tracking.


A fonte utilizada nesse post é Meran, da Ourtype, desenhada por Maurice Gouner.


1 — Ver Glossário: Kerning