2 de setembro de 2011

O credo de um designer

Antes de me contratar, você deveria saber…

Eu sou designer. Não sou um par de mãos. Não sou uma ferramenta. Não sou alguém que simplesmente sabe usar um software gráfico ou programar um site. Você está me contratando pela minha habilidade de mandar uma mensagem específica através da comunicação visual. Como eu faço e o que eu uso são subordinados a isso.

Eu posso me vestir casualmente, mas isso não significa que sou desqualificado ou que não tive educação, nem que meu ofício requer uma quantidade menor de disciplina.

Quando eu leio um livro, eu observo as margens, a entrelinha, e a seleção das fontes para avaliar sua leiturabilidade. Eu olho anúncios de revistas por alguns minutos, entendo a forma de hierarquia sem ler uma palavra sobre o produto. Eu reverto a engenharia das melhores marcas e campanhas de propaganda sempre que estou exposto à elas. Enquanto encho o tanque do meu carro, observo a bomba e decido o que deveria mudar para melhorar essa interface. Você pode sair do seu trabalho depois das 18h e ser você mesmo à noite, mas eu não. Design não é minha carreira; é meu estilo de vida. Eu sou designer o dia todo, todo dia. Tirar isso da minha vida seria como arrancar alguém da sua religião.

Sim, design é uma grande coisa!

O que eu quero

Se procura sexo casual, então está no lugar errado. Design — bom design — não é um objeto, não é fazer uma logo, ao invés disso, é um processo, é sobre comunicar visualmente a atitude do seu negócio para clientes demograficamente específicos. Logos, brochuras, sites — isso são simplesmente manifestações físicas do processo. Então, se você só quer um logotipo e não se preocupa com um processo mais profundo (o que eu admito que as vezes é o caso) não venha até mim, vá até uma grande agência, lá eles têm muitos funcionários trabalhando para ter as soluções rápidas que você precisa.

Eu estou aqui pra fazer a coisa de verdade. Eu quero relacionamento. Quero entender sua marca, seu negócio e seus clientes. Esse entendimento será o fundamento para a solução gráfica correta e mais efetiva.

Escrito por Scott Jensen