12 de dezembro de 2011

Da sans pra Serifada

Simulated Fedra Sans (drawn after Serif)

O método tradicional de criar tipos Sans e Serifadas relacionados é começar primeiro com a Serifada e fazer a Sans depois. Serifadas são normalmente mais complexas e contém mais detalhes a serem decididos (como trabalhar com contraste grosso e fino, forma, tamanho da serifa, terminais do traço, etc), então é mais prático tirar alguns complementos do desenho do que adicioná-los.

Fazer a Sans primeiro e criar a Serifada depois é mais aventuroso, porque você tem que repensar o conceito do design. As relações são mais soltas, só pensar a Gill Sans e a Joanna.

Fedra Sans (topo) foi desenhada em 2001, enquanto a serifada (meio), foi desenhada dois anos depois. Pra uma aula do TypeMedia eu tentei simular como a Fedra Sans ia ser se a Serifada tivesse sido desenhada antes (último exemplo). O desenho da simulação é mais relacionado com a Serifada, mas perde um pouco a angularidade e força do original (que foi desenhada para caber num grid de 9ppem).

Conclusão: decidir qual estilo da sua família tipográfica é desenhada primeiro tem impacto no resultado final. O ideal seria que todos os tipos mestre fosse desenhadas ao mesmo tempo para que o todo fosse coerente.

Peter Bilak