8 de junho de 2010

Novo site do Jornal da Tarde

Estrutura da Informação

O Jornal da Tarde é um jornal do grupo Estadão e nessa semana foi lançado seu novo site, que unifica diferentes blogs, que já existiam, em um único lugar. Ele é baseado no wordpress e tem blogs e ferramentas sociais como carro chefe.

As seções do jornal estão divididas em blogs, diferente da maioria dos jornais que trabalham com a ideia de portal, um site macro que reúne outros pequenos sites. A proposta de blogs me é bem coerente, já que a plataforma de um jornal, principalmente na internet, é o texto.

A única coisa que falta é uma busca na capa, ela está nos blogs e nas matérias, mas na capa do site não tem. Dificulta a tarefa para quem entra no site com um objetivo específico, e não sabe onde isso está.

Visual

Quando eu vi o site fiquei muito feliz como ele se parece com o site do Estadão, e com a capa do jornal impresso. Um belo reforço, sem inventar moda, da marca Estadão.

Os fios que separam as seções ficaram muito bons e lembram o a capa do jornal. Os respiros entre seção, título texto foram feitos de modo fluído, respeitando a hierarquia e fazendo com a capa do site seja limpa e de fácil navegação.

Assim como o site do Estadão a home do Jornal da Tarde é dividido em três colunas, porém no JT as colunas tem tamanhos diferentes. Uma coluna maior à esquerda com os destaques que tem uma massa de texto maior. A coluna do meio é a menor delas, e nela está o twitter e o jornal impresso. Na última coluna estão os destaques de diferentes blogs e seções do site.

As páginas e matérias são blogs, como já citado antes. As matérias tem a mesma cara do estadão, ressalto a falta de margem do lado esquerdo (o dobro da atual já ficava melhor) e a publicidade sempre piscando no canto direito superior, assim como acontece na maioria dos jornais brasileiros.

Finalizando, digo que o site ficou muito bem resolvido, e a aparência com o site principal (o Estadão) foi mantida na medida certa e o conceito de dividir as seções do jornal em blogs uma ótimo ideia.