15 de setembro de 2010

Pixotosco para Presidente

Esse projeto artístico genial é uma mistura de bom humor, protesto e política. porém não quero me ater ao motivo das peças existirem, mas a estética que elas carregam.

Pixotosco Presidente

Pixotosco é a alcunha usada por Tony de Marco — um dos grandes nomes do type design e da tipografia brasileira contemporânea — em seus projetos artísticos. pixotosco mistura pixels, type design e fixação na tela, criando composições incomuns e comuns ao mesmo tempo.

Pixotosco para presidente pega os cavaletes com propagandas de candidatos na rua e os devolve com a campanha do Pixotosco.

Pixotosco Federal

A técnica usada é chamada de tape design, feito com fita e depois pintado em cima, uma espécie de stencil invertido. o resultado são letterings geométricos misturando traços da pixação.

Pixotosco Senador

Às vezes carregando técnicas mais antigas como mostra a figura acima que lembra as letras gravadas em pedra, ou as fontes chamadas open face.

Assim como a pixação, eu vejo fortes referências caligráficas, um traço pouco modulado mas rápido e feroz trazendo um chute no saco de propagandas políticas mal feitas e mal resolvidas.

Finalizando, queria que toda a tosquice fosse assim. valeu tio Tony!