18 de outubro de 2010

Ataxia, um novo tipo de Daniel Justi

Ataxia é uma família tipográfica desenhada para textos longos, com uso focado em revistas e livros. é a segunda fonte lançada por Daniel Justi e a primeira para textos longos.

O tipo tem uma altura-x generosa com descendentes curtas, um contraste médio e bem vertical.

Ataxia tem serifas geométricas e com cortes secos. suas terminais seguem essa mesmo desenho, porém os cortes nem sempre são regulares.

A meu ver, esse tipo de serifa são uma evolução das slabs serifs (serifa quadrada).

Elas enganam os olhos, pois em tamanhos pequenos, os cortes secos viram curvas em algumas letras e retas e secas em outras. essa desuniformidade, além de um traço do nosso tempo, torna a página muito rica.

Essa família pode serve também para uso corporativo. as formas geométricas, o desenho claro e a forte linha vertical faz com que Ataxia tem um desenho notável e confiável.

As itálicas merecem uma olhada especial. as soluções utilizadas no z, y e g são muito interessantes e dão uma personalidade muito forte à família tipográfica. destaco ainda o corte seco na lateral do e o tamanho generoso dado ao a. como lhes é natural, as itálicas são uma delícia.

Ataxia está a venda no pesos regular e bold com suas devidas itálicas. possue small caps, numeros alinhados e desalinhados, ligaturas e está sendo vendida pelo myfonts e pela youworkforthem.


* As imagens foram tiradas dos sites onde a Ataxia está a venda.