22 de outubro de 2010

Alegria!

Outras Fontes, foundry de Ricardo Esteves, lançou ontem a família de tipos Alegria.

Alegria é uma fonte display, ou seja para títulos e textos curtos. Seu desenho tem um pouco de influência da caligrafia, um traço irregular e algumas terminais meio cruas – principalmente em maiúsculas como K e R. Suas formas curvas fazem com que sua imagem alegre se espalhe por todo a peça visual.

A família tem quatro pesos: regular, bright, fill e caps.

O peso caps é feito das capitulares e de versalletes.

O peso bright lembra as letras esculpidas em pedra, e faz parte de um estilo chamado open face, onde as letras tem umas aberturas que dão certa tridimensionalidade ao texto.

O peso fill, que tem só versais e versaletes, funciona como uma segunda camada que pode dar cor a tridimensionalidade ao texto. Esse efeito, apesar de simples, pode enriquecer muito a composição de uma peça gráfica. Esse peso pode ser usado tanto com o peso bright como com o peso caps.

Apesar de ser uma família voltada para títulos, eu gostaria muito de ver um peso dessa família para textos. Acho que esse traço com pouco contraste em fontes sem serifa é muito pouco utilizado em projetos de type design, mas muito fácil de ser aplicado a vários trabalhos.

Arrisco ainda a dizer que essas formas irregulares nas letras, mas regulares na família tipográfica, são uma expressão típica latino-americana, porque traz uma a irreverência exatamente onde ela pode existir, e deixando a seriedade para a ordem e harmonia do conjunto.