2 de março de 2011

Rapidinha: Templates

No The Big Web Show1 com Roger Black2, ele fez um comentário que desenhar sites é desenhar templates, páginas fixas que adaptam para diferentes conteúdos e diferentes situações.

Inclusive ele é o fundador de um serviço chamado ReadyMedia3, que vende templates que abrangem todas as mídias, ou seja, você tem uma revista, você compra o template para o impresso e para web, para computadores e para celulares, tablets, etc.

Já vi e ouvi alguns comentários, e pelo que percebo, a maioria dos designers não é muito a favor de templates, seja para impresso ou para web. parece que a ideia de alguém ter tomado algumas decisões por você é errada, as vezes até desonesta com o seu cliente ou com você mesmo, mas, na minha opinião, as vezes é a melhor solução.

Para um jornal ou revista pequena, com pouco dinheiro, eles simplesmente não redesenham ou fazem um projeto gráfico mal feito porque não podem pagar uma consultoria de um escritório. Design é encontrar uma solução adequada ao problema, não exatamente fazer um projeto gráfico, um site ou seja o que for. A função do designer é encontrar uma solução que se adeque ao problema e templates podem ser soluções rápidas e baratas.

Acredito que, quando essa onda mobile estourar mesmo (afinal estamos apenas começando), os templates vão ser a solução rápida e fácil. Ao invés de ficar tentando trabalhar com algo que nós não conhecemos, assumir nossa ignorância e conseguir apontar uma solução pode deixar nosso cliente satisfeito enquanto tempos tempo para estudar essa nova mídia que se apresenta.


1 The Big Web Show

2 The Big Web Show com Roger Black

3 ReadyMedia