1 de abril de 2011

Rapidinha: O livro no design gráfico

O livro é peça elementar ao design gráfico. Ele é a primeira peça gráfica que tem um cabeça tomando decisões para garantir uma unidade visual dentro dele mesmo. Ou seja, é a primeira peça gráfica a ter um designer para realizá-lo

No início da era cristã, nos monastérios, existia uma pessoa chamada scritori que era responsável pela edição e pela direção de arte dos livros escritos nos scritoriums. Até onde eu sei, o scritori é o que há de mais antigo que se pareça com a figura do designer gráfico hoje em dia (e o livro é, mudando algumas coisas pequenas, desenhado da mesma forma que antigamente).

Por isso, se as faculdades e cursos de design adotassem um método de ensino utilizando a história como modelo (o modelo histórico que é muito defendido por Martin Majoor no seu Type design philosophy 1), começar pelo livro seria o ideal.

Ao desenhar um livro você tem que manter o ritmo, criar hierarquia e contraste e ainda manter uma identidade entre as diferentes partes. Desenhar um livro sempre me pareceu algo simples, porém o que se domina a partir do design de um livro é o básico e essencial para qualquer outra peça de design gráfico. Então porque não começar com o começo?


1 — My type design philosophy, por Martin Majoor