8 de julho de 2011

Glossário: Contraste

Contraste é a diferença, é através do contraste que sabemos quando uma coisa termina e outra começa, é o fundamento da visão, sem ele tudo seria a mesma coisa, um mundo chapado.

Como o contraste é elementar à visão, também é elementar ao design. Por isso ele tem duas aplicações dentro desse blog, o contraste como técnica de design, e como características no type design. Nas duas áreas o contraste é essencial, e seu domínio pode ser a diferença entre bom e mal design.

Contraste no design

O contraste cria as relações entre os elementos de uma página, é ele quem diz o que é mais importante. Através das diferenças entre os elementos da página que se forma a hierarquia, e é o contraste quem dividi o conteúdo, quem separa o fundo do conteúdo, quem começa uma nova ideia, quem monta o caminho de leitura, quem constroi um raciocínio.

As diferenças podem ser ditas de várias formas, pelo tamanho dos elementos, pela cor, pelo peso visual, pela leiturabilidade, pela posição, ou seja, pelo uso das diferenças que algo se destaca perante o resto.

Essa relação de contraste entre os elementos da peça visual tem que ser feita de forma que os elementos se diferenciem mas que também conversem entre si, pra que a peça visual fale em uníssono a mensagem a ser passada, ou que um elemento complemente o outro.

Contraste no typedesign

(em inglês é conhecido como stress)

No type design, contraste se refere à diferença entre as espessuras dos traços horizontais e verticais de uma letra. Pra exemplificar basta comparar as letras ‘o’ de diferentes famílias tipográficas.

Via de regra, todas as fontes carregam um minímo de diferença de traço, pois, opticamente, os traços horizontais parecem mais finos que os verticais. Todas letras bem desenhadas tem espessuras diferentes no correr da letra, para enganar os olhos do leitor e manter a uniformidade em seu desenho.