7 de dezembro de 2011

Visão criativa

A coisa engraçada sobre uma visão criativa (…) é que requer um conjunto de regras que é quase o oposto de devagar — deliberação cuidadosa que normalmente ordena nossas vidas. Normalmente, eu e você, sentamos em reuniões pra descobrir a melhor maneira de fazer alguma coisa. Isso acontece porque as metas são mais altas quando você já tem uma empresa e uma marca para proteger. Mas quando você não tem nada ainda, essas metas vão pela janela. A coisa mais preciosa que você tem é o momento — a energia que vai desvendar sua visão.

Tenho visto isso em primeira mão ultimamente, com um amigo meu que tem tentado fazer crescer um aplicativo para o iPhone do chão. Enquanto eu busco uma aparência polida e a melhor funcionalidade, os fundadores simplesmente enfatizam no progresso a qualquer custo, mesmo que isso signifique fazer protótipos que são ridiculamente toscos! Enquanto meu instinto é fazer as coisas perfeitas, os fundadores perceberam que a perfeição é algo que só acontece depois que você tem um produto para aperfeiçoar.

Essas máximas são mesmo super concisas e abrem o caminho para reafirmar um dos princípios fundadores do chamado Design Thinking*: A ideia de criar protótipos assim que possível e falhar o mais rápido que possível para que você possa evoluir para algo fenomenal. Isso não significa que você precisa falhar publicamente, mas falhas devem ser cometidas e não só pensadas. Get it done!†

Cliff Kuang, fundador da Co.Design



* O que chamam por aí de Design Thinking eu costumo de chamar de processo criativo, resolvi por estilo de vida tomá-los como sinônimo…

† Algo que pode ser traduzido como Tenha isso pronto ou Faça alguma coisa, acho que é expressão muito forte que não achei como trazer para o português