8 de junho de 2012

Uma singela homenagem a Ray Bradburry

A carta abaixo é de Ray Bradburry e foi traduzida pelo IMS do Letter of Notes. A carta fala do processo da pequena novela que inspiraria uma das obras primas de Bradburry, Farenheit 451 que explica a imagem desse post.

Bradburry morreu nessa quarta-feira, e esse post é uma singela homenagem.



15 de setembro de 2006


Prezada Shawna Thorup:


Fico feliz de saber que vocês estão celebrando o meu livro Fahrenheit 451. Acho que vocês vão gostar de saber como escrevi a primeira versão, que tinha 25 mil palavras e foi publicado em uma revista.


Eu precisava de um escritório e estava sem dinheiro para isso. Então, certo dia, eu estava caminhando pela U.C.L.A. e escutei alguém datilografando no porão da biblioteca. Descobri que havia uma sala de datilografia onde você podia alugar uma máquina de escrever por meia hora a dez centavos de dólar. Me mudei para a sala de datilografia junto com um bando de estudantes e um saco cheio de moedas – um total de US$ 9,80, dinheiro que gastei na criação da versão de 25 mil palavras de “O Bombeiro” em nove dias. Como pude escrever tantas palavras tão rapidamente? Foi por causa da biblioteca. Todos os meus amigos e pessoas queridas se encontravam nas estantes acima de mim, e berravam e gritavam para que eu fosse criativo. Então, subi e desci as escadas, procurando livros e citações para colocar em minha novela do “Bombeiro”. Vocês podem imaginar como foi emocionante escrever um livro sobre queima de livros na presença de centenas dos meus queridos nas estantes. Era a maneira perfeita de ser criativo; é isso o que uma biblioteca faz.


Espero que vocês gostem de ler o resultado de minha paixão. O livro ficou maior alguns anos depois, e se tornou popular, graças a Deus, entre muitas pessoas.
Desejo-lhes tudo de bom.

(assinatura)