29 de abril de 2011

Futuro das publicações de notícias

Eu não pretendo prever nada ou fazer uma profecia só apontar três acontecimentos que eu considero importantes no atual desenvolvimento das publicações digitais.

Primeiro, gostaria de explicar o título desse post: ao invés de colocar o futuro dos jornais ou das revistas eu coloquei o futuro das publicações de notícias porque eu não acredito que as notícias vão vir numa revista ou jornal digital (nem num site) mas num novo formato, que talvez até tenha esses nomes, mas que sejam adaptados para aparelhos como as tablets, iPad, iPhones, etc. Esse novo formato ainda não existe (ao menos eu não vi ainda) e do jeito que andam as coisas, vai demorar um pouco pra vir.

The Daily, um jornal que já nasce velho

Só pra esclarecer, essa análise é baseada no que eu li na internet, pois não tenho um iPad ainda. Também meu foco aqui não é no iPad, mas na forma da publicação.

Toda a redação e projeto gráfico começaram do zero; não foram adaptados partir de uma publicação que já existe, é um jornal novo, porém, só é publicado no iPad.

The Daily é encabeçado por Robert Murdoch, um dos maiores empresários da mídia de notícias do mundo, e tem um grande apoio da Apple (talvez por isso entre para a história).

Na análise do Fonts In Use1, o The Daily é colocado mais como revista do que como jornal, ao menos pela parte estética. Ele possui uma diagramação e cara de revista impressa.

Nenhum texto é selecionável, o compartilhamento e os comentários funcionam de um jeito meio torto e (pelo que eu vi) não estão em todas as matérias.

A meu ver, existem duas diferenças entre o The Daily e uma revista impressa. A primeira é que ele é entregue via download, a segunda está nos infográficos, que são interativos e podem ser visto e feitos de um jeito diferente do que o impresso. (A navegação é diferente, obviamente, mas pelo que está escrito no magstatic2, a navegação de uma revista impressa é muito melhor do que a The Daily.)

Os textos são, na sua maioria, curtos e pouco profundos.

Por ser um aplicativo, ele me parece muito estático, as notícias não são atualizadas durante o dia e a interação deixa a desejar. Assim como o aplicativo da Wired3, o The Daily não traz um novo formato, uma nova proposta, a única inovação (se é que da pra chamar de inovação) é a redação e edição própria, voltada toda para um aparelho específico o iPad.

Concluindo o The Daily só faz barulho porque tem dois figurões apostando (Murdoch & Jobs), senão ele seria somente um veículo de comunicação antiquado que já nasce falido.

News.me4, uma rede social de notícias

Esse vem da bit.ly junto com o New York Times, e surge com uma proposta parecida com o twitter ou com o Flipboard.

News.me é uma rede social de notícias que funciona indicando aquilo que as pessoas que você segue no twitter leram. Filtra as notícias utilizando os retuítes e cliques do twitter como parâmetro, além disso ele também usa o banco de dados do bit.ly para calcular a relevância ou não de determinado texto.

Esse tipo de postura me parece muito mais adequada do que uma mera mudança de suporte. Talvez apostar no jeito de distribuir a notícia seja mais acertado do que investir na redação e projeto gráfico para um meio digital.

O foco aqui não está no conteúdo, mas na entrega dele. De certa forma, o conteúdo não mudou, mas as pessoas passaram a se comportar de forma diferente com o tempo, o número de assinaturas mudou, e público não é fiel a determinada revista ou jornal. Eu mesmo, leio coisas que me indicam ou que ficaram para a história, não sou fiel a Folha ou ao Estadão, na verdade leio os dois e muitos outros jornais, depende do que me indicam no twitter.

News.me observa esse novo comportamento e traz uma solução voltada só para notícias. Se o software tiver uma leitura e aplicação de comportamento inteligente, pode ser que esse software dê certo.

Treesaver, templates em html, css e javascript

Treesaver5 é uma solução simples e imediata. Capitaneada por Roger Black6, não pretende inovar ou trazer uma nova formula de publicação ou venda, mas apenas resolver o problema de uma necessidade real, lay-outs que mantém a identidade visual em diferentes aparelhos.

Se você me segue no twitter7, já deve ter percebido que eu sou um grande entusiasta e defensor do html e css. E eu defendo essas duas linguagens porque elas foram criadas para o conteúdo digital, não vejo porque ficar inventando em outras linguagens, se já temos várias ferramentas (google por exemplo) que lêem se baseiam em html e css.

Enquanto não se tem uma solução real para a publicação digital, acho que é mais correto utilizar o que existe de mais parecido com revistas e jornais como modelo para esses produtos, e esse mais parecido são os sites, que estão conosco desde o começo da internet.

Outra coisa que torna o Treesaver interessante, é que a plataforma é open-source, ou seja, qualquer um pode usar e abusar do código.


1 – Análise Fonts In Use do The Daily

2 – Análise do The Daily

3 – Análise do iA da revista Wired para iPad/

4 – News.me

5 – Tree-saver

6 – We save trees, por Roger Black

7 – @fuleragemss