4 de maio de 2011

Ferramentas para manter o traço no desenho de uma fonte ou lettering

Esses dias, na lista de email de tipografia e caligrafia, surgiu uma pergunta completamente pós moderna sobre o desenho de fontes: como fazer todos os traços (numa fonte ou lettering) fiquem perfeitamente iguais (mesma largura)?

Matutando sobre o assunto cheguei a conclusão que conheço três ferramentas que são universais no desenho de fontes e letterings.

1. Trabalhos manuais

Coisas as vezes simples são de extrema ajuda na hora de digitalizar fontes.

Caligrafia, desenho de letras à lapis ou a caneta, recorte de letras, entalhamento e escultura de letras ajudam muito no desenho digital. As noções de traço, proporção, contraste e espaçamento são melhor aprendidas quando você põem a mão na massa do que num aparelho digital. Se você domina isso no papel, no digital é só questão de aprender a vetorizar direito, pura técnica.

É muito mais simples aprender a vetorizar do que aguçar seu olho a ver imperfeições em um vetor. Treinar seu olho é vital para conseguir uma fonte bem desenhada.

2. Estudo de fontes

Estude aplicações, catálogos e specimens das foundrys, baixe pdfs e olhe atentamente as soluções de desenho. Procure ver pra que serve determinada fonte e veja o que faz com que ela sirva para determinada função.

Imprima e aplique suas fontes; descanse seus olhos e analise seus desenhos incansavelmente. Há defeitos que só olhos descandos conseguem ver…

Todo esse estudo, junto os trabalhos manuais citados acima, vão aguçar seu olho e vão ajudar a manter o traço num mesmo desenho.

3. Peça ajuda aos especialistas

Sempre existe alguém que sabe mais que você e tem o olho mais aguçado que o seu.

Aproveite que os type designers brasileiros são bem acessíveis e eles estão espalhados por todo o Brasil. Entre em contato, pergunte e encha o saco. Suas fontes vão ficar muito melhores e seu olho vai se tornar cada vez mais aguçado com a ajuda de quem entende mais do que você.