16 de junho de 2011

Fs Pimlico

Com uma cuia de chimarrão, num dia não tão frio, decidi escrever uma análise descompromissada sobre a última família tipográfica lançada pela Fontsmith (Conhece? Bem, deveria!).

Com essa carinha de yogurte, FS Pimlico é uma bela família com 4 pesos (regular, bold, black e glow) mais três itálicas. Normalmente só faço reviews de fontes desenhadas por brasileiros, e dessa vez não seria diferente.

FS Pimlico foi desenhada por Fernando Mello e é baseada na escrita com pincel e na linguagem visual dos anos 70. A Fontsmith tem um catálogo com uma alto grau de personalidade, e com a FS Pimlico não podia ser diferente, carregada de adjetivos fofos e carinhosos, ela exala simpatia e doçura, porém tem carrega uma estrutura de workhorse — aquela fonte que serve pra tudo.

É engraçado como existe um ideal de que o que é multi-tarefa não pode ter personalidade, como tem que ser chato e sem graça, mas as vezes aparece uma forma que se adequa a diferentes situações, ao mesmo tempo que traz um ar de humanidade e bom humor lembrando que não é porque é sério que precisa ser chato.

Particularmente gostei muito da FS Pimlico e sinto falta dessa linguagem descontraída para situações é complicadas.

Queria ressaltar também que a FS Pimlico cai como uma luva no catálogo da Fontsmith. Não sei colocar em palavras, mas a Fontsmith consegue resolver seus problemas com atitudes autorais. Não sei se é a direção do Jason Smith que consegue manter uma linha de raciocínio em diferentes estéticas, mas eu vejo uma unidade dentro dessa diversidade de formas que a Fontsmith traz.


FS Pimlico está disponível para venda no site da Fontsmith.

Imagens retiradas do site da Fontsmith.