20 de junho de 2011

Rapidinha: Design vende mais?

Aí é que tá, se você perguntar para os professores de design nas faculdades, ou para alguns profissionais por aí, eles vão dizer que sim, mas essa resposta ou é mentira ou ele não está completamente respondida.

Uma cadeira confortável vende mais que uma cadeira bonita? Ou uma cadeira que o Gugu promove não vende mais que uma cadeira desenhada pelo Índio da Costa? O design não tem poder de venda por si só, ele é só mais uma parte na cadeia de produção. O design só venderia mais se ele atuasse em toda a cadeia de produção, desde o desenho no papel até a forma de venda e promoção e aí é que está a pergunta mal respondida.

Um logotipo adequado, um impresso bem pensado, um produto bem desenhado são só partes de um processo que parte do chão de fábrica e vai até a loja, lojistas, representantes, vendedores e anunciantes. É uma caminho longo, e dificilmente um designer atua em todas as fases.

Por isso, se seu cliente perguntar se o seu trabalho de design vai dar resultado em vendas, a resposta mais adequada é: você vai levar a sério o que eu falar, vai deixar eu interferir na sua produção, venda e ponto de venda? Meu trabalho como designer pode te ajudar a vender mais, mas isso não depende só de mim, mas até onde você quer que eu interfira.