1 de julho de 2011

Novidades no #impreciso

Vou adicionar duas novas tags nesse blog: criatividade e glossário.

Criatividade

Esse assunto me intriga. Vejo vídeos, palestras, leio textos e fico cada vez mais admirado com a capacidade criativa dada ao ser humano. Os caminhos da criatividade são fenomenais, porém são extramamente simples. Sua simplicidade é intrigante, mas como toda simplicidade, pode ser adaptada a tantas situações que dificilmente há de faltar assunto.

Ia inaugurar essa tag hoje, com uma crônica sobre os caminhos da criatividade, mas ainda não consegui chegar ao fim do texto. Tenho me preocupado cada vez mais com a estética do texto, e essa preocupação tem aberto minha cabeça sobre alguns caminhos que minhas ideias tomam, e, como consequência, tem me feito demorar mais a terminar o texto.

Glossário

Já tive algumas discussões idiotas porque usei uma palavra que foi interpretada com um significado diferente daquele que queria. Por causa disso, e como o impreciso tem um fim meio educacional, tive a ideia de montar um glossário com algumas palavras que uso no blog e que pode ser interpretado de forma diferente.

Vou começar com o básico de tipografia e type design, como altura-x, entrelinha, ascendente, etc, porque isso é fundamental pro entendimento dessas disciplinas. Tenho pretensão de algum dia escrever alguma publicação sobre os assuntos tratados aqui no blog, e, quem sabe, esse glossário possa abrir as portas pra alguma coisa. Também escrever sobre coisas elementares e, as vezes, óbvias abrem nossos olhos para detalhes nunca percebidos antes.

Devo começar o glossário na semana que vem, e devo adicionar, além da tag, algum link logo no cabeçalho da página.

Se tiver alguma palavra que você acha que deva estar nesse glossário pode deixar nos comentários ou me enviar via twitter.

Outras coisas

Vou pegar alguns dos texto antigos e revisá-los e melhorá-los, se necessário. Quando fizer isso com algum texto aviso via twitter e via email, se o assunto for pertinente à alguma das listas de email que participo.