7 de novembro de 2011

O valor do inútil *

O artista é o criador de coisas belas. Revelar a arte e conciliar o artista é o objetivo da arte. O crítico é aquele que consegue traduzir de outro modo ou com um novo material sua impressão das coisas belas.

A maior como a menor forma de crítica é um modo de autobiografia. Aquele que acha significados feios em coisas belas são corruptos sem charme. Isso é uma falha.

Aqueles que acham significados belos em coisas belas são os cultivados. Para esse há esperança. São eles que elegem para quem as coisas belas significam apenas beleza.

Não existe nada como um livro moral ou imoral. Livros são bem escritos ou mal mal escritos. Isso é tudo.

O desgosto do século IXX pelo realismo é o ódio de Caliban † vendo sua própria face no espelho.

O desgosto do século IXX pelo romantismo é o ódio de Caliban não vendo sua própria face no espelho. A vida moral de um homem forma parte do assunto do artista, mas a moralidade da arte consiste no perfeito uso de um meio imperfeito. Nenhum artista deseja provar nada. Mesmo o que é verdade pode ser provado. Nenhum artista tem simpatias éticas. Uma simpatia ética em um artista é um maneirismo imperdoável. Nenhum artista deve ser mórbido. O artista pode expressar qualquer coisa. Pensamento e linguagem para o artista são instrumentos de uma arte. Vícios e virtudes são para o artista materiais de uma arte. Do ponto de vista da forma, o tipo de todas as artes é a arte do músico. Do ponto de vista do sentimento, o ofício do ator é o tipo. Toda arte é uma vez superfície e símbolo. Aqueles que vão além da superfície o fazem por seu próprio risco. Aqueles que lêem os símbolos o fazem por seu próprio risco. É o espectador, e não a vida que a arte imita. Diversidade de opiniões sobre um trabalho de arte mostra que o trabalho é novo, complexo e vital. Quando o crítico discorda, o artista está de acordo consigo mesmo. Nós podemos perdoar um homem por fazer algo útil enquanto não admira esse algo. A única desculpa para fazer algo inútil é que alguém a admira intensamente.

Toda arte é inútil.

Oscar Wilde, no prefácio de The Picture of Dorian Gray

* O título é meu, não do prefácio do livro.

Caliban é um dos principais antagonistas da peça A Tempestade de William Shakespeare. Ele é o único humano que não foi presenteado com a forma humana sendo referido como uma espécie de monstro.




Leia também:

A desimportância do design