8 de março de 2012

Caturrita

Caturrita é uma família tipográfica desenhada por Bruno Mello que se divide em três micro famílias, Caturrita, Caturrita Extra e Caturrita Display.

A família é voltada pra textos que exigem uma certa personalidade. Possui serifas leves, porém não necessariamente pode ser caracterizada como uma serifada ou sem-serifa. Como é temperada com vários detalhes essa família exige um certo cuidado pra ser usada em textos, precisa de um espaço generoso e, da minha análise, não funciona em tamanho menor que uns 14 pt, além de exigir uma impressão de qualidade no minímo boa.

O desenho da Caturrita tem um forte aspecto caligráfico que se espalha por todas as versões. O contraste da fonte não é pesado mas é respeitável (sendo muito mais protuberante na versão display). A junção desse contraste respeitável mais a leveza das serifas faz com que fonte pareça amigável e simpática. Os pesos Medium e Bold da versão Extra tem uma firmeza bem interessante devido ao leve fechamento do engrossamento do traço em contraponto com certa irreverência que essa família tipográfica carrega.

A Caturrita Extra possui uma boa dose de ligaturas e caracteres alternativos; possui também algarismos alinhados e de texto (oldstyle). A Caturrita Extra, como o próprio Bruno Mello me explicou por email, “nasceu de uma remodulação de quase todo o mapa de caracteres da Caturrita, desde os numerais, alguns acentos, toda a caixa alta e todas as ligaturas”, e, como no olhar do autor os detalhes saltam muito mais aos olhos, Mello lançou uma nova versão melhorada da Caturrita.

Caturrita Extra possui quatro pesos: Light, Regular, Medium e Bold e, devido ao seu desenho característico, pode também ser usada em títulos.

Porém, se seus títulos exigem uma diferenciação um pouco mais respeitável, Caturrita traz a versão Display como solução dos seus problemas. Como é de praxe, seu contraste é muito mais exagerado — tirando o peso Thin, cuja proposta em si limita o contraste. Aqui as serifas são bem mais pronunciadas e, devido ao contraste, os caracteres são mais fechados e com isso ela ganha um pouco mais de charme.

Caturrita Display possui cinco pesos pesos: Thin, Light, Regular, Medium e Bold.


As fontes estão a venda no Myfonts:
Caturrita (a caturrita Extra é uma melhora da Caturrita, então minha sugestão, é comprar direto a versão Extra que possui um melhora sensível no desenho).
Caturrita Extra
Caturrita Display


As imagens foram tiradas do MyFonts
Agradeço ao Bruno Mello pelos esclarecimentos via email.